Publicado em Hora da Soneca em 11/07/2016

O sono é essencial para o desenvolvimento físico, mental e emocional do bebê. É durante o sono que os hormônios do crescimento começam a funcionar a todo vapor. De acordo com um estudo publicado na revista americana Science Advances, o sono profundo auxilia no desenvolvimento do cérebro da criança, fortalece as conexões entre os neurônios e ajuda a formar as memórias. Por consequência, boas noites de sono são importantes no processo de aprendizagem da criança, já que o sono influencia o desenvolvimento cognitivo.

 O sono nos primeiros dias

As primeiras noites do bebê em casa costumam deixar os papais ansiosos. No início, o sono do recém-nascido acontece de maneira irregular, principalmente nas primeiras semanas, em que o bebê dorme a maior parte do tempo, de 18 a 20 horas por dia. O bebê acorda várias vezes ao dia e à noite porque está sentindo fome. Por volta de três meses de vida, o intervalo entre as mamadas diminui bastante, já que o bebê dorme até 4 horas seguidas sem mamar de madrugada. Por isso, criar uma rotina de sono é importante, desde os primeiros meses do bebê.

 Como criar uma rotina de sono

A partir dos seis meses, os bebês costumam dormir e só acordam no dia seguinte. Para criar uma rotina de sono do bebê, durante o dia, é ideal que as janelas fiquem abertas. Com a luz do dia, o bebê passará a entender a diferença entre dormir de dia e à noite. Os papais também não precisam se preocupar com barulhos, como conversa e telefone tocando. À noite, até mesmo as trocas de fraldas e as mamadas devem ser feitas com pouca luz. O banho relaxa o corpo do bebê, perfeito para prepará-lo para a hora de dormir.

Soneca da tarde

Crianças que cochilam à tarde têm melhor memória, é o que concluiu um estudo feito pela Universidade de Massachusetts, nos Estados Unidos. Os estudiosos brincaram de jogo da memória com crianças que haviam ou não cochilado. O desempenho das crianças que haviam tirado uma soneca foi melhor do que aquelas que não haviam dormido. Portanto, o cochilo ou soneca da tarde, além de ser indicado para o bem-estar da criança, é muito saudável para o pequeno. Quanto ao tempo de cochilo da tarde, 30 minutos a 1 hora é suficiente para o descanso do bebê.

Dificuldade para dormir

Quando a criança não dorme a noite toda, o motivo deve ser investigado. Pode ser apenas uma mudança na rotina ou um problema relacionado a distúrbios do sono. Neste caso, os papais devem procurar o pediatra da criança e jamais recorrer à automedicação.