Publicado em Cuidados com recém nascido em 09/03/2016

Quando o bebê nasce, o cordão umbilical é cortado em um procedimento sem dor para o bebê, restando um pedacinho no umbigo do recém-nascido, chamado de coto umbilical. Antes, na barriga da mamãe, o cordão umbilical era responsável pelo transporte de nutrientes e oxigênio para o bebê.

Após o nascimento do bebê, o coto umbilical seca, fica escuro e cai entre 10 e 21 dias. Após a queda do coto umbilical, a cicatrização do umbigo do bebê acontece em uma semana até 10 dias. Caso não aconteça nesse prazo, é importante falar com o pediatra só para ter certeza de que está tudo bem.

É comum que a região apresente secreção amarelada, até parecida com pus, mas isso não significa que o coto está infeccionado. A secreção pode apresentar um cheiro desagradável. O coto também pode sangrar um pouquinho na fralda ou na roupinha. Isso tudo é normal.

Às vezes, o umbigo do bebê leva mais tempo para cicatrizar e, desde que não tenha mau cheiro ou sinal de infecção, não há razão para se preocupar tanto. Caso o umbigo do recém-nascido continue com secreção ou sangue, fale com o pediatra do bebê.

Dicas para limpar o umbigo do bebê

Para evitar infecções, o umbigo do bebê deve ser mantido limpo e seco. Na hora de limpar o coto, opte por cotonete e álcool a 70%. A higiene do coto precisa ser feita em todas as trocas de fralda e o umbigo deve secar naturalmente.

Quando o coto estiver bem sequinho, pode ser coberto pela fralda descartável, mas sem nenhum tipo de curativo ou faixa. Se a região entrar em contato com xixi, faça a higiene do coto com água e sabonete ou somente com água.

Não fique com medo, mamãe, o cuidado com o coto umbilical é só uma fase e todos os bebês passam por ela!