Publicado em Cuidados com o Bebê em 17/04/2017

A importância da “sujeira do bem”

Não é segredo que brincar ao ar livre é muito saudável para os pequenos, principalmente nos primeiros anos de vida. Porém, alguns papais costumam ficar excessivamente preocupados quando o filho entra em contato com substâncias diversas, como areia ou terra, e acabam até mesmo não permitindo a brincadeira. Ao contrário do que se costuma pensar, quando o assunto é proteção, o contato com a “sujeira” da natureza estimula o desenvolvimento do sistema imunológico da criança. Isso porque os micro-organismos presentes nessas matérias criam defesas naturais no organismo, os famosos anticorpos, que aumentam a resistência contra possíveis doenças e infecções.

O que dizem os pesquisadores

Lá no fim dos anos 80, o médico inglês David Strachan apresentou a “Teoria da Higiene”, que sugeriu que as crianças que vivem em ambientes extremamente limpos, ou seja, que passam por esterilizações constantes, correm mais riscos de contrair alergias. Os estudos sobre o tema não pararam por aí. Mais recentemente, o microbiologista Brett Finlay, da Universidade de British Columbia, no Canadá, divulgou uma pesquisa sobre a importância dos micróbios na primeira infância. De acordo com o microbiologista, o contato com substâncias como terra e poeira ajuda o corpo a identificar se outros micro-organismos são prejudiciais à saúde ou são inofensivos.

Sujeira do bem

Sendo assim, a brincadeira na praia ou no parquinho está mais que liberada, mamãe! Perca o receio e estimule, ainda no primeiro ano de vida, o contato do seu filho com a “sujeira do bem”. Isso mesmo: não tenha medo de deixar seu filho brincar na areia do parquinho ou da praia, desde que as condições estejam boas, claro, sem fezes ou urina de animais nem lixos. Seja na areia, na grama ou na terra, o contato com a “sujeira” da natureza, além de ser favorável à saúde, diverte e ajuda no desenvolvimento das habilidades sensoriais do bebê. Além do convívio com a natureza, ter um bichinho em casa também ajuda no fortalecimento da imunidade do pequeno. A Lillo publicou uma matéria sobre os principais benefícios do animal de estimação para as crianças. Confira!

Cuidados

Apesar de o contato com a natureza ser importante para o desenvolvimento da imunidade da criança, é preciso que cuidados simples façam parte das brincadeiras ao ar livre. Durante a diversão, fique de olho para que a “sujeira”, como terra ou areia, não seja levada à boca, evitando assim a transmissão de doenças. É comum que o bebê busque explorar o mundo de todas as formas, principalmente no primeiro ano de vida. Portanto, é fundamental que os pais fiquem bem atentos.

Se o filho for mais crescidinho, está na hora de ensiná-lo que, apesar da brincadeira liberada, os cuidados com a sujeira são essenciais para preservar a saúde dele. Depois de brincar, lavar as mãos do pequeno com sabonete e água é suficiente. Quando isso não for possível, use o álcool em gel. Em casa, conserve os ambientes e os brinquedos do filho sempre higienizados, mas fuja dos exageros.