Publicado em Cuidados com o Bebê em 29/06/2016

O banho de sol é importante para o desenvolvimento do bebê. O contato da pele do bebê com o sol ativa a produção de vitamina D. O cálcio é um mineral que oferece uma série de benefícios, como fortalecimento dos ossos, dentes, unhas e cabelos. A vitamina D ainda ajuda a prevenir doenças, como o raquitismo durante a infância e a osteoporose na fase adulta.

Toda mamãe tem dúvida de quando pode ser feito o primeiro banho de sol do bebê. A boa notícia é que o banho de sol é recomendado para os recém-nascidos logo nos primeiros dias de vida, principalmente quando o bebê está com icterícia. Lembrando que, para os casos de bebê com icterícia, a mamãe deve receber esta orientação do médico, antes de sair da maternidade. O médico também indica o tempo necessário de exposição ao sol.

Na hora do banho de sol em casa, o ideal é que o bebê esteja usando roupas leves. Quando não houver correntes de vento, o bebê pode ficar só de fralda. A mamãe e o papai podem fazer ainda do banho de sol um momento de troca e de estímulos ao bebê.

Tempo de exposição

Bastam cinco minutinhos de banhos diários de sol para a vitamina D começar a trabalhar no organismo do bebê. Porém, o tempo adequado de exposição ao sol para bebês nos primeiros dias de vida é de 5 a 10 minutos por dia, antes das 10 e depois das 16 horas, períodos em que a intensidade dos raios ultravioleta é menor. A mamãe pode ir aumentando este tempo gradativamente, mas não pode ultrapassar 20 minutos diários. O tempo e os períodos precisam ser respeitados para não causar danos à pele do bebê, como queimaduras.

Protetor solar

Certamente surgiu a dúvida se o bebê precisa de protetor solar para tomar banho de sol, não é mesmo? De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), bebês com menos de seis meses não podem usar protetor solar. Isso porque a pele do bebê é muito sensível. O uso de protetor solar pode causar alergias. A SBD recomenda que a proteção seja feita com roupas, bonés e chapéus com bloqueador solar no tecido. Depois desta faixa etária, a mamãe deve pedir orientação médica para comprar o protetor solar mais adequado para a pele do bebê.